Reviews de produtos

Melhor fogão (4, 5 e 6 bocas, cooktop, embutir) para comprar em 2021

Melhor fogão

De início já gostaria de deixar claro que várias especificações podem mudar o conceito de “melhor” fogão para 2020. Dentre as tais podemos citar a quantidade de bocas que o produto possui, seu tamanho, a empresa que o fabricou (marca), potência, entre outras utilidades.

Porém, nosso intuito aqui é dar dicas a você e guiá-lo até o melhor produto que se encaixe perfeitamente nas suas necessidades diárias. Sendo assim leia agora um pouco sobre os fogões e como eles funcionam.

Havendo uma enorme variedade de opções e modelos disponíveis no mercado, o fogão é um item indispensável na cozinha. Na hora de escolher seu eletrodoméstico, uma das coisas que você pode olhar primeiramente é o design do tal.

Querendo ou não, as cores e formato do produto são as primeiras coisas que notamos, então é importante achar algo que encaixe nos padrões da sua casa, seja mais moderno ou algo mais clássico. Não há desculpa para não achar exatamente o que você quer. Existem fogões para todos os tipos de família, ou até mesmo para quem mora sozinho e não tem que submeter o seu eletrodoméstico à altas demandas.

Mas o fogão certo para você não se resume só em beleza, viu? Ao longo dos anos vários aparelhos foram sendo inventados, fabricados e trazidos ao mercado com cada vez mais tecnologias inovadoras. As principais questões atualmente são a praticidade e a segurança. Nesse quesito alguns fogões contam com tecnologias como:

  • Porta Full Glass: permite que o alimento seja esquentado em temperaturas extremamente altas dentro do fogão, sem deixar sua parte de fora do vidro quente, o que evita possíveis acidentes com queimaduras e outros
  • Sistema Corta Chamas: tecnologia que permite que, assim que o fogo da boca se apagar, o gás seja cortado na hora, evitando acidentes
  • Trava de segurança: mais voltado para pessoas com crianças em casa, a trava de segurança impede que essas crianças liguem o aparelho quando você não está por perto,
  • Acendimento automático: para que você não precise chegar sempre perto da boca do fogão com o palito de fósforo ou outro tipo de acendedor, essa tecnologia proporciona a você um botão para ligar e desligar o fogo de determinada boca.

Enfim, já que agora você tem mais noção das utilidades de um fogão, vamos ao que interessa. Confira agora algumas dicas para auxiliar a você a escolher o fogão certo:

Melhores fogão de 2021

Abaixo, confira nossa lista com os melhores fogões de 2021 para sua cozinha:

  • Melhor fogão de piso: Fogão Brastemp 5 bocas Inox
  • Melhor fogão Brastemp: Fogão Brastemp 5 bocas preto turbo chama
  • Melhor cooktop: Cooktop Itatiaia 5 bocas à gás
  • Melhor cooktop indução: Cooktop de indução Fischer 4 bocas
  • Melhor fogão de embutir: Fogão de embutir Brastemp 6 bocas
  • Melhor fogão de mesa: Fogão elétrico Agratto 2 bocas
  • Melhor fogão com tampa de vidro: Fogão Dako 5 bocas preto
  • Melhor fogão barato: Fogão Atlas 4 bocas branco
  • Melhor fogão inox: Fogão Consul 6 bocas Inox

Melhor fogão de piso: Fogão Brastemp 5 bocas Inox

Melhor fogão de piso: Fogão Brastemp 5 bocas Inox

Para dar início a nossa lista, já temos uma característica de fogão que pode vir a calhar dependendo de como e onde deseja usar o aparelho em sua casa. Estou falando do melhor fogão de piso, o Fogão Brastemp 5 bocas Inox. Esses fogões de piso (que como o nome já diz, tem como base sustentadora o próprio chão) geralmente vêm com forno embutido logo em sua parte frontal inferior.

O modelo em questão tem capacidade de até 96 Litros, e conta com a tecnologia Turbo Chama, a qual garante maior potência e rapidez ao preparar seus alimentos. Além disso ele possui algumas especificações que podem facilitar sua vida no quesito limpeza, como por exemplo:

  • Vidro removível Easy Clean para facilitar tanto a limpeza do interior do produto como do próprio vidro
  • 2 prateleiras, sendo uma delas auto deslizante
  • Botões removíveis de encaixe possuem aros protetores que evitam o acúmulo de sujeira
  • Entre outras...

Portanto, para você que deseja um fogão de piso de ótima qualidade e marca que garanta praticidade na sua cozinha, apesar do preço um pouco acima da média, o Fogão Brastemp 5 bocas Inox é sua melhor opção.

Melhor preço

Melhor fogão Brastemp: Fogão Brastemp 5 bocas preto turbo chama

Melhor fogão Brastemp: Fogão Brastemp 5 bocas preto turbo chama

Sabemos que a Brastemp é uma das melhores e mais reconhecidas marcas do mercado de eletrodomésticos. Nesse caso, continuando com produtos fabricados por tal empresa, trouxemos o melhor deles: Fogão Brastemp 5 bocas Preto Turbo Chama. Possuindo um design 100% na cor preta extremamente sofisticado e moderno, esse modelo agrega valor e beleza para qualquer cozinha!

Uma grande curiosidade desse modelo de fogão é que, apesar de ele ser inicialmente de piso, ele consegue reunir a modernidade também do cooktop e a praticidade de um forno integrado. Resumindo, ele pode ser utilizado tanto como forno de pé com forno integrado, quanto como forno de pé (apoiado no chão). Vale lembrar que em quesito segurança, o forno possui:

  • mesa de vidro temperado, garantindo mais resistência ao aparelho
  • trempes duplas de ferro fundido, as quais garantem imponência, estabilidade e segurança.

Uma curiosidade é que em questão de limpeza, esse modelo possui um revestimento esmaltado e liso, o que facilita mais a limpeza se comparado aos modelos de fogão comuns com superfície áspera.

Esse exemplo foi uma prova de como, mais uma vez, a Brastemp trouxe mais praticidade e modernidade para sua cozinha. O custo do produto, justamente pela sua marca e alta qualidade pode ficar em uma faixa de preço bem alta. Porém, se você deseja fazer um investimento maior em sua cozinha com algo durável, opte pelo Fogão Brastemp 5 bocas Preto Turbo Chama.

Melhor preço

Melhor cooktop: Cooktop Itatiaia 5 bocas à gás

Melhor cooktop: Cooktop Itatiaia 5 bocas à gás

Agora sim entramos nos modelos voltados especialmente ao estilo cooktop. Sendo assim, no contexto geral, o melhor fogão dessa linha é o Cooktop Itatiaia 5 bocas à gás. Desde já é importante lembrar que um cooktop é como se fosse meio fogão, ou seja, não tem a estrutura robusta do fogão de pé, mas realiza a função principal do aparelho normalmente. Sendo assim é de se esperar que o custo desse estilo de eletrodoméstico seja mais baixo, e realmente é.

Apesar de ser algo bem mais simples, o Cooktop Itatiaia possui um design moderno, com queimadores robustos em alumínio além da sua mesa de vidro temperado que trazem estilo e durabilidade. Vale lembrar também que esse cooktop é bivolt e movido à gás, com acendimento automático e anéis metalizados.

Em resumo, unindo resistência e durabilidade, o grafismo do produto é exclusivo da marca Itatiaia. É o produto ideal para você que deseja um fogão mais simples e já tem uma superfície para apoiá-lo.

Melhor preço

Melhor cooktop indução: Cooktop de indução Fischer 4 bocas

Melhor cooktop indução: Cooktop de indução Fischer 4 bocas

Ainda seguindo na lista dos melhores cooktops do mercado, temos um nosso estilo de funcionamento ainda mais moderno e sofisticado. Estamos acostumados a ver ou ter fogões movidos a base de gás, o qual gera fogo e esquenta o que você desejar. Porém há também os cooktops que fazem seu trabalho por indução. O que é isso? Indução seria um modelo alternativo para os fogões movidos a gás, ou seja, é como se fossem placas de calor que esquentam seu alimento sem precisar do fogo em si. Enfim, se tiver curiosidade você pode pesquisar mais sobre o assunto.

O melhor cooktop por indução é o Cooktop de Indução Fischer 4 bocas. O aparelho conta com 9 potências para que você possa escolher a ideal para o alimento que deseja preparar. Além disso o cooktop Fischer possui um timer de até 99 minutos pelo qual você pode programar o aparelho para avisar quando o alimento estiver pronto. Você ainda pode ativar a função “Manter Aquecido” para deixar a comida quentinha até a hora de ir à mesa.

No mercado você pode achar desses cooktops com 1, 2 ou 4 zonas de aquecimento, porém isso vai depender da demanda sob a qual ele será submetido em sua casa. MAS CUIDADO: é importante lembrar que esse eletrodoméstico não funciona com qualquer panela, ele exige panelas específicas para funcionar. Encontrado no mercado por um preço relativamente alto, você pode optar por um Cooktop de Indução Fischer 4 bocas se deseja algo moderno e prático para sua cozinha.

Melhor preço

Melhor fogão de embutir: Fogão de embutir Brastemp 6 bocas

Melhor fogão de embutir: Fogão de embutir Brastemp 6 bocas

Ao contrário dos cooktops, os fogões de embutir podem possuir forno integrado e mesmo assim não ser apoiado no chão. Esses estilos de fogões são literalmente embutidos em alguma bancada já existente em sua casa, ocupando menos espaço. Nessa linha, o melhor fogão de embutir é o Fogão de embutir Brastemp 6 bocas.

No geral esse modelo é considerado simples, porém o fato de ser de uma marca boa e reconhecida, seu custo pode aumentar um pouco. Seus principais diferenciais estão em quesitos gerais, dentre eles estão:

  • botões removíveis (fácil limpeza) com aro protetor (segurança);
  • trempes duplas e resistentes (segurança);
  • vidro removível (Easy Open)
  • Puxador de alumínio escovado (design sofisticado).

Se você tem interesse em agregar um fogão em sua bancada na cozinha, escolha um Fogão de embutir Brastemp 6 bocas, disponível em diversas lojas por preços consideravelmente altos.

Melhor preço

Melhor fogão de mesa: Fogão elétrico Agratto 2 bocas

Melhor fogão de mesa: Fogão elétrico Agratto 2 bocas

Se os fogões cooktops já são visualmente simples, os modelos de mesa são ainda mais. Deixando de lado as questões de qualidades e tecnologias, a principal diferença entre ambos é o preço. Os fogões de mesa podem ser encontrados no mercado por preços bem baixos. O melhor desse estilo é o Fogão elétrico Agratto 2 bocas.

Como você perceber no próprio nome do produto, esse fogão é elétrico (não necessita de gás pois conta com resistências elétricas para aquecer as panelas), o que deixa ele ainda mais simples, prático e ainda portável.

Esse eletrodoméstico vem com dois pratos de aquecimentos (feitos em ferro fundido para ajudar no aquecimento rápido; similares as bocas comuns) e ajuste de temperatura (5 níveis diferentes) para que você possa preparar diversas receitas facilmente.

Vale lembrar que diferente dos fogões por indução, os fogões de mesa funcionam com qualquer tipo de panela, o que ajuda na sua versatilidade. Sendo assim, se você deseja gastar pouco em algo prático para ajudar nas suas demandas alimentícias na cozinha, opte por um Fogão elétrico Agratto 2 bocas.

Melhor preço

Melhor fogão com tampa de vidro: Fogão Dako 5 bocas preto

Melhor fogão com tampa de vidro: Fogão Dako 5 bocas preto

Para quem gosta e tem preferência por fogões com tampa de vidro, a melhor opção é o Fogão Dako 5 bocas Preto. Por ser feito inteiramente com a cor preta, o modelo traz um design inovador para modernizar sua cozinha da melhor forma. Além de sua tampa de vidro propriamente dita, esse fogão possui diferenciais em quesitos limpeza, segurança e praticidade, por exemplo:

  • vidro temperado – permite limpeza fácil sem riscar ou causar qualquer dano no material
  • queimadores potentes e econômicos
  • trempes de ferro fundido seguros e duráveis

Portanto, dos modelos com tampa de vidro, se quer uma ótima sugestão para sua casa, o Fogão Dako 5 bocas está aí para ajudar!

Melhor preço

Melhor fogão barato: Fogão Atlas 4 bocas branco

Melhor fogão barato: Fogão Atlas 4 bocas branco

Para não faltar opções mais em conta, em primeiro lugar na lista dos melhores fogões baratos está o Fogão Atlas 4 bocas branco. Como já é de se esperar, esse é um modelo mais simples para quem deseja atender algumas necessidades básicas dentro de casa. Tal produto é de fabricação nacional, vindo da Atlas Eletrodomésticos.

Não há muito o que falar sobre esse produto, ele simplesmente servirá para demandas familiares por possuir 4 bocas e acendimento automático. Além disso ele conta com especificações básicas para facilitar a limpeza tanto interna quanto externa, e é bivolt.

Portanto, se você procura por algo mais simples, mas que realize as funções básicas de um fogão, opte por um mais em conta como o Fogão Atlas 4 bocas.

Melhor preço

Melhor fogão custo-benefício: Fogão Esmaltec 4 bocas

Melhor fogão custo-benefício: Fogão Esmaltec 4 bocas

O Fogão Esmaltec 4 bocas está entre os melhores fogões com preço acessível, considerado o melhor por seu custo-benefício. Apesar de ser menor, o aparelho possui 4 bocas e o forno integrado na parte frontal inferior para o preparo de diversas receitas. Além disso ele conta com os mesmos recursos básicos de muitos outros fogões do gênero:

  • botões removíveis
  • trempes duplas
  • puxador de aço

Para famílias pequenas ou pessoas que moram sozinhos principalmente em apartamentos, os modelos 4 bocas são os mais indicados. Portanto, no geral o Esmaltec 4 bocas é compacto, elegante e eficiente com um ótimo preço para o seu bolso!

Melhor preço

Melhor fogão inox: Fogão Consul 6 bocas Inox

Melhor fogão inox: Fogão Consul 6 bocas Inox

Se tratando de boa qualidade de estrutura e materiais que compõem o produto, o melhor fogão inox é o Fogão Consul 6 bocas Inox. Sabemos que aparelhos feitos com inox trazem uma modernidade maior para o local onde será usado além da resistência e durabilidade. Entrando na categoria de fogões de embutir, esse modelo moderno possui uma tecnologia Cleartec além do revestimento totalmente liso e esmaltado para facilitar sua limpeza.

O fogão em questão possui um diferencial ainda no quesito limpeza. Em deu design frontal único ele possui vidro vedado, fazendo com que não haja acúmulo de gordura, deixando sua cozinha linda sempre. Ele é do tipo de alimentação a gás e ainda é bivolt (pode ser ligado tanto em tomadas 127 V quanto em tomadas 220 V).

No mercado esse produto se encontra em uma faixa de preço relativamente acessível. Então se você deseja um fogão com um material mais resistente e sofisticado, escolha o Fogão Consul 6 bocas Inox.

Melhor preço

Como escolher o melhor fogão para você

Como foi possível ler e perceber nesse artigo, há inúmeras opções de fogões no mercado, seja modelos de pé, de embutir, movidos por indução, me mesa etc. Além disso, esses produtos são encontrados em uma faixa de preço também muito variada, para todos os bolsos!

Tendo isso em mente, escolher o fogão ideal para você pode ficar um pouco difícil, mas nada que uma boa pesquisa não resolva. E você ainda pode contar com todas as instruções e dicas que esse artigo trouxe e ainda trará a seguir:

Número de bocas: Uma das primeiras coisas a se observar na hora de escolher o fogão ideal para você é a quantidade de bocas (também chamadas de queimadores) que o tal possui. Isso obviamente depende da sua demanda alimentícia dentro de casa, isto é, sob qual demanda o seu fogão será submetido, seja para família, amigos ou até mesmo para você somente. Juntamente com a quantidade de queimadores, também é sempre bom olhar a potência deles pois é daí que é estabelecido o desempenho do fogão.

Essas bocas não precisam ser necessariamente movidas a gás, os fogões elétricos e os cooktops possuem pratos (que aquecem com uma resistência elétrica presente no aparelho) que funcionam como bocas de fogo. Porém esse não é o foco aqui.

Em resumo, é importante que você faça uma boa análise das suas necessidades em casa em quesito demanda para determinar exatamente qual a quantidade de bocas seria ideal para ter em seu novo fogão. Caso ainda tenha suas dúvidas, fique com a próxima dica.

Fogão de piso: Como já foi visto, existem diversas formas de fogões em que cada um possui sua forma de ser utilizado, e dentre essas formas está o fogão de piso. Esse por sua vez é apoiado no chão propriamente dito. A maioria desses modelos de fogão vêm com forno integrado, o que fazem com que eles sejam maiores e possivelmente mais caros.

Então, tendo em mente que esses aparelhos vêm com uma funcionalidade a mais, é essencial também que você analise bem as especificações do tal. Aqui entramos naquelas mesmas questões: potência e desempenho. Mesmo que você precise somente da parte de cima do fogão (das bocas de fogo / queimadores), comprar um de piso que venha com forno integrado pode compensar.

Então no geral, um fogão de piso pode vir a trazer tanto um design mais sofisticado quanto um melhor desempenho e praticidade para sua cozinha.

Fogão de embutir: Há outros modelos de fogões com forno embutido que, dependendo da situação de cada casa, pode ser adaptado de uma melhor forma. Essa alternativa são os fogões de embutir. Eles seriam modelos destinados àqueles que não tem um espaço vazio no chão em casa, mas têm uma bancada ou estrutura parecida. Dessa forma, os fogões de embutir são encaixados, ou melhor, embutidos nessas bancadas.

Em resumo, para você que deseja ocupar espaço menos em sua cozinha e ao mesmo tempo trazer um produto sofisticado e de bom desempenho, escolha um fogão de embutir dando preferência para marcas mais reconhecidas como a Brastemp.

Cooktop: Ainda falando de boas opções de fogão para seu dia a dia, temos as alterativas em modelos cooktop. A ideia desse aparelho é justamente ter algo mais moderno que possua substituir os fogões grandes, trazendo mais praticidade para as cozinhas. Caso você tenha maiores condições para investir em um bom eletrodoméstico que com certeza atenderá e até superará suas expectativas, procure por um cooktop.

O que difere um cooktop de outros modelos de fogões comuns é que um cooktop é apenas a parte de cima de um fogão de piso por exemplo. Eles geralmente são mais caros por possuírem a tecnologia de indução (esquenta as panelas e os alimentos através de placas aquecidas a partir de uma resistência elétrica) e outros recursos diferenciais.

Se você que optar por ter um cooktop em sua cozinha, analise bem a descrição do produto antes de comprá-lo para ver se ele se adequa a todas as suas necessidades.

Acendimento: Por fim o acendimento é algo que também pode vir a calhar quando falamos de fogões modernos e práticos. Lembrando que aqui estamos falando apenas dos fogões a gás, pois nos elétricos obviamente basta apenas ligar na tomada.

Há duas maneiras principais de acender um fogão: manualmente ou automaticamente. A forma manual seria liberar o gás de uma determinada boca do seu foção e aproximar um fósforo aceso ou outro tipo de acendedor. Já a forma automática acontece na maioria dos fogões mais recentes, se baseando em apenas um botão.

Não há motivos para ficar em dúvida entre ambas as formas pois 98% dos fogões atualmente vêm com a tecnologia de acendimento automático, que é bem mais prático e eficaz. Um ponto negativo dessa tecnologia é o risco para crianças, que podem ativar o fogo sem querer. Mas pensando justamente nesses casos, alguns fogões contam com uma trava de segurança, então dê preferência a eles caso tenha crianças em casa!

Qual a melhor marca de fogão?

Não só para fogões, mas a maioria dos eletrodomésticos atualmente, acredito que há várias marcas que fabricam produtos para uso doméstico de excelente qualidade. Mas, se for para citar apenas uma, acredito que a melhor marca para fogão é a Brastemp.

Obviamente, por ser uma marca mais reconhecida por seus ótimos produtos eletrodomésticos, os tais podem ter um custo maior, mas para quem deseja algo durável e inovador, Brastemp é a marca ideal.

Qual o melhor fogão 5 bocas?

Pensando em fogões de piso, a melhor opção nesse caso é o Fogão Brastemp 5 Bocas Cor Inox Com Botões Removíveis E Exclusivo Aro Protetor. Como já é possível perceber no próprio nome de anúncio do produto, ele em si possui diversos recursos que podem vir a ser muito útil para você na sua cozinha. Com 5 bocas / queimadores potentes, esse modelo traz ótimos recursos para auxiliar e facilitar a limpeza do mesmo. Além disso ele é da Brastemp que, como citado no tópico acima, é considerada uma das melhores marcas para fogão.

Qual o melhor fogão cooktop?

Assim como qualquer outro tipo de fogão, os cooktops também podem variar a quantidade de bocas que cada um possui. Sendo assim o melhor fogão cooktop vai depender do que você está procurando.

Falando em termos gerais, a Brastemp também está entre as melhores marcas de cooktop. Como exemplo de produto temos o Cooktop de 5 bocas Brastemp Ative, abrindo a lista (além de outros recursos diferenciais de limpeza e segurança) na hora de preparar seus pratos favoritos.

Então, se quer optar por um cooktop em sua cozinha, procure opções Brastemp, mas tendo também total liberdade de pesquisar outras marcas. Aqui temos apenas um exemplo, sinta-se à vontade para aderir ou não.

Qual o melhor fogão de embutir?

Para dar uma variada e agregar novas opções para nossa lista de fogões, temos agora como melhor um dos melhores fogões de embutir o Electrolux 52ERS. Vindo de uma excelente marca / empresa fabricante de eletrodomésticos, o modelo conta com um forno integrado com capacidade de até 70 Litros. Além disso ele possui um timer sonoro que te avisa quando sua comida está pronta, para evitar que você esqueça o forno ligado.

Agora que você tem em mente outra opção de marca para seu fogão ou qualquer outro eletrodoméstico que deseja comprar, tenho certeza que escolherá o produto certo para sua cozinha.

Como desentupir fogão?

Como já foi dito nesse artigo, muitos fogões atualmente contam com tecnologias inovadoras que auxiliam no processo de limpeza do seu produto, tanto interna quanto externa. Porém se você deseja saber de um método ainda mais eficaz e original para desentupir fogões, siga os seguintes passos:

Desentupir um fogão a gás:

  1. Desligue o gás;
  2. ​ Retire as bocas e as trempes;
  3. ​ Pegue um espeto de churrasco (ou algo similar comprido e fino de preferência) e envolva-o com um pano umedecido em água, assim fazendo a limpeza de cada orifício da boca do fogão;
  4. ​ Use uma esponja umedecida em água e esfregue as bocas de fogão delicadamente e depois seque-as com um pano de prato seco;
  5. ​ Reposicione as bocas e as trempes e acenda novamente a chama.

Desentupir um fogão cooktop:

  1. Desligue o gás;
  2. Pegue uma esponja macia e úmida com água e detergente, e passe por todo o cooktop, inclusive nas bocas / pratos;
  3. Seque tudo com um pano;
  4. Posicione as peças certinho e acenda novamente.

OBS: caso o problema persista, tente usar uma peça similar a uma agulha para desobstruir os orifícios do fogão. Se mesmo assim não houver resultados, procure assistência técnica.

Como limpar fogão de vidro?

Não há nenhum segredo especial para limpar fogões de vidro. Se servir de ajuda, aqui vai algumas dicas:

  • evite usar produtos que possam corroer o material
  • prefira usar panos úmidos
  • não utilize esponjas de aço em hipótese alguma
  • use detergente neutro
  • seque imediatamente

Espero que esse artigo possa ter trago dicas úteis a você para te auxiliar no processo de escolher seu fogão mais adequado.